10 de dezembro de 2005

Junho de 2004

junho 07, 2004

VILAS FRANCAS DE PORTUGAL E DA EUROPA

Dia 2 de Junho - Vila Franca de Xira

A APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA ASSOCIAÇÃO DAS VILAS FRANCAS DE PORTUGAL E DO IX ENCONTRO DAS VILAS FRANCAS DA EUROPA ( a realizar em Portugal )

O programa do dia iniciou-se, a partir das 15 horas, com a “amostragem” do que foi uma “Feira Medieval”, montada no largo em frente da (nova) Sede da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. Coube aos alunos da Escola Secundária Prof. Reinaldo dos Santos a encenação. Trajes ao estilo medieval, personagens alusivas à época ( não faltaram o bobo e o saltimbanco), música a condizer e danças em ritmos e coreografias medievas embora de clara inspiração céltica. Pena foi não haver a gaita-de-foles, “ao vivo”…


Antes, as sete freguesias “Vilas Francas”: – Vila Franca da Beira – Vila Franca do Deão (concelho da Guarda) – Vila Franca do Lima ( Viana do Castelo) -- Vila Franca das Naves (Trancoso) – Vila Franca da Serra ( Gouveia) – Vila Franca do Rosário ( Mafra) – Vila Franca de Xira -- que actualmente constituem a Associação das Vilas Francas de Portugal -- tinham decorado e fornecido, com produtos típicos de cada uma delas, a respectiva “tenda” montada no largo, para o efeito. Com alguns representantes em trajes, também estes regionais / tradicionais, a animarem o espaço, na apresentação e a servir generosas “provas” dos produtos comestíveis / bebíveis que cada uma das Vilas Francas lá disponibilizava.


Cabe aqui dizer que a “tenda” de Vila Franca da Beira foi muito visitada e que, depressa, se foram esgotando as provas que tínhamos levado. E não foi pouco:- bagaço; aguardente de pêra; licor de café e licor de tangerina; broa; broinhas; azeitonas; queijo da serra; chouriça caseira. Por pouco que, quando chegou a vez das entidades, ditas “oficiais”, passarem pela “tenda”, por pouco que já não havia produtos para serem degustados nesse momento… De alguma forma, contribuiu para o desbaste prematuro da “despensa”, a simpatia intrínseca do grupo de quatro jovens Vilafranquenses ( duas jovens e dois jovens), que envergavam trajes tradicionais postos à disposição pelo Rancho Rosas de Vila Franca da Beira e que, por regra, foram de grande generosidade, sobretudo para outros jovens visitantes que lá se concentraram, junto à nossa “tenda”, durante quase toda a tarde… Também assim, oportunidade para se conviver.


Portanto, com a “Feira Medieval” – as Vilas Francas têm origem na Idade Média – e com as mostras e degustações de produtos tradicionais e mais característicos de cada Vila Franca, a organização pretendeu, e conseguiu, fazer uma apresentação vistosa e diversificada, lá, na “rua”, da Associação das Vilas Francas de Portugal.


Entretanto, o programa também enquadrou a “Conferência de Lançamento da Associação das Vilas Francas de Portugal”, no Salão polivalente da Sede da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, a partir das 16 horas. Tratou-se de uma “sessão de lançamento” institucional. Na presença de numerosos convidados, desde autarcas concelhios, a representantes de algumas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, a representantes das Associações regionais no âmbito do “Leader +”, a especialistas em questões da Comunicação Social e de “marketing”, até representantes das forças políticas que concorrem às Eleições para o Parlamento Europeu. O objectivo era o de informar e sensibilizar todas estas entidades, e a opinião pública, para os objectivos da Associação das Vilas Francas de Portugal. E para dar notícia da realização do IX Encontro da Associação das Vilas Francas da Europa ( incluindo a Assembleia Geral – e são já 52 Vilas Francas ao todo ) -- que se vai efectuar com base em Vila Franca das Naves, a 30 e 31 de Julho próximo.

A 2 DE AGOSTO OS REPRESENTANTES DAS VILAS FRANCAS DA EUROPA VAO PASSAR EM VILA FRANCA DA BEIRA E NO CONCELHO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL.

De salientar que se prevê a passagem (demorada) por Vila Franca da Beira, no dia 2 de Agosto, dos participantes neste IX Encontro das Vilas Francas da Europa. Daí acrescidas responsabilidades para a Freguesia de Vila Franca da Beira! Vamos estar à altura da tarefa, ou seja, vamos receber os nossos visitantes com toda uma franca dignidade! Solicitada que foi, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já garantiu apreciável apoio para este dia “especial”.

5 de Junho de 2004

João Dinis, Jano


Junho 03, 2004

"Abaixo-Assinado" - Recolha de assinaturas para a prevenção de acidentes na estrada 230-231

ABAIXO - ASSINADO ­

PARA PREVENIR ACIDENTES NA ESTRADA 230 e 231 -2 ENTRE - SEIXO DA BEIRA - ALDEIA FORMOSA -- VILA FRANCA DA BEIRA -- ERVEDAL DA BEIRA ( Oliveira do Hospital)


Ao senhor Primeiro-Ministro;-
Ao Senhor Ministro das -Qbras Públicas, Transportes e Habitação;
Ao Senhor Governador Civil de Coimbra;
Ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital;
Ao Senhor Presidente do Instituto de Estradas de Portugal;
À Opinião Pública:
Diz-se e com razão: - "Mais vale prevenir que remediar"... Perante as sucessivas tragédias - em resultado dos acidentes - Os "abaixo-assinados" vêm reclamar a urgente introdução das correcções necessárias ao traçado e à sinalização do curto troço da estrada em causa. Por exemplo, a instalação de Rotundas com boa visibilidade. Para fazer reduzir a velocidade do trânsito e mobilizar a atenção dos condutores.

É uma questão de vida ou morte!

Por isso mesmo, não são de admitir mais hesitações e demoras por parte de quem tem responsabilidade e autoridade na matéria.

(segue-se as assinaturas)

Sem comentários: