10 de dezembro de 2005

Junho de 2005

junho 04, 2005

VISITA DOS PARTICIPANTES NA II CONCENTRAÇAO DE "CAROCHAS"

No passado domingo, dia 29 de Maio de 2005, por volta das 11 horas da manhã, as pacatas ruas da nossa pequena aldeia foram inundadas por alegres viaturas Volkswagem, participantes da II Concentração de Carochas, organizada pela Associação Desportiva de Lagares da Beira.




Após terem sido recebidos na nossa sala de visitas, o Largo da Capela, pelo tesoureiro da Junta de Freguesia, Viriato Coelho na ausência do presidente da mesma, porque naquela data se encontrava no estrangeiro,


houve lugar a uma breve visita à Capela da Imaculada Conceição, onde os mais crentes puderam depositar os seus votos de fé.



De seguida e desfilando pelas ruas foram recebidos na Sede da UDV, onde lhes foi proporcionada uma degustação de produtos regionais nomeadamente, pão e azeitonas caseiras, chouriças, presunto e incontornável queijo da Serra, tudo mais ou menos regado com um tinto das castas do Dão, jeropiga e licores caseiros.
De salientar que muitos dos visitantes, oriundos de terras distantes, tiveram acesso pela 1ª vez a alguns destes produtos genuínos, destacando a extrema qualidade dos mesmos e a diferença de sabor perante produtos similares.


Aos participantes desta concentração, bem como a todos os organizadores foram entregues com lembrança da sua passagem, bonés alusivos à nossa terra onde constam as suas coordenadas e endereço electrónico.

A todos endossamos os nossos agradecimentos pela amável visita que nos fizeram.

Esta iniciativa teve o apoio local da União D. T. Vilafranquense, UDV e da Junta de Freguesia.


II PASSEIO PEDESTRE NA FREGUESIA DE VILA FRANCA DA BEIRA

Domingo, 22 de Maio, 2005-05-26

Lema : “Passo a passo. Do presente ao passado. Olhos no futuro”

Em resposta ao “desafio” lançado pela Junta de Freguesia, às 11 horas de Domingo, 22 de Maio, setenta “caminheiros” alinhavam no Largo da Capela prontinhos para o início de mais uma “aventura”, ao estilo de “passeio pedestre”.

Desta vez, o trajecto atirava para Este/Nascente, com “desvio” inicial pelo “Penedo dos Três Pezinhos e “Penedo Sacralizado” até à Arcainha ( perto de Aldeia Formosa / Seixo da Beira), daqui para a zona da “Ribeira” (Rio Seia), dentro da Quinta do Doutor ou Quinta da Baleia ( local para o almoço “de farnel” mas com “reforço”…), seguindo até à Ponte do Buraco, com subida até à Lapa Seixinha, descida até ao Moinho das Figueiras e subida final até Vila Franca.

A grande parte dos “caminheiros” era constituída por Vilafranquenses – o mais jovem com seis anos de idade e a menos jovem com 77 anos – mas também seguiam visitantes. À saída, no Largo da Capela, foi distribuída uma camisola em algodão com “logotipo” da iniciativa estampado.

Estalejaram foguetes e alongou-se o grupo. Mochilas às costas, “bordões” na mão, bonés na cabeça. E toca a andar que, lá na frente, a Diane Gazeau Frade marcava o ritmo e o itinerário. Após algumas paragens “instrutivas”, e para algum descanso também, hora e meia após a saída, o grupo entrava no Parque de Merendas da Quinta da Baleia, com a “Ribeira” a rumorejar mesmo ao lado. Lá, um grelhador aceso já fazia “chiar” as chouriças e as sardinhas que a organização providenciara como o tal “reforço” ao almoço “de farnel” que os caminheiros transportavam com eles. Local, fresco, muito aprazível, com grandes mesas em pedras de granito, com casas de banho, com água por torneira. O anfitrião foi o próprio Dr. Francisco Antunes enquanto proprietário e administrador da Quinta da Baleia – tem 40 hectares e “turismo rural” - . Lembrar que o Dr. Francisco Antunes foi médico em Vila Franca da Beira durante muitos anos e que seu avô, e o tio-avô “Morgado” eram naturais de Vila Franca.

O grupo depressa “passou à acção” mais apropriada e que foi repartir-se pelas mesas e assentos e “atacar” os produtos tão apetitosos e disponíveis. Como sobremesa, destaque para o Queijo da Serra e para o Requeijão, genuínos. Tudo regado pelo “Dão” e coroado pela Jeropiga e pela Aguardente de Pêra, caseiras.

Portanto, ali se passaram duas horas de reconfortante paragem !

Mas houve que retomar a caminhada… Seguiu-se uma visita guiada ao (desactivado) Lagar de Azeite do Buraco (faz parte da Quinta da Baleia). Dali foi um estirão, a subir, até ao cimo daquela penedia toda, até à Lapa Seixinha que fica perto da estrada que vai para Travancinha. Nem todos lá foram… Esta Lapa Seixinha é uma curiosa câmara “alapada” debaixo de uma enorme laje em granito, que foi sendo bordejada, e tapada até ao solo, por umas paredes rústicas feitas com pedras em granito. Sem dúvida que para proteger quem se abrigue no interior, sejam homens sejam animais. No tecto interior, afloram, em profusão, cristalizações de quartzo esbranquiçado o que lhe confere um bonito aspecto e de certo sugeriu o nome de “Lapa Seixinha” pois, por cá, o quartzo é popularmente designado por “seixo”. Diz-se que lá cabe um rebanho de ovelhas ou de cabras e que gentes ali se acoitaram de chuvas, frios e até de perseguições. Quem sabe se o próprio e celebérrimo João Brandão ali não se “aboletou” por alguma vez ?...

E dali se desceu até à Ponte do Buraco, desta caminhou-se, quase em plano, até ao Moinho das Figueiras e depois “tocou” outra vez a subir praticamente até Vila Franca da Beira. Terminou o II Passeio onde começara, no Largo da Capela. Mas, onze quilómetros, seis horas e muitos suores depois de ter começado!

De qualquer forma, toda a gente satisfeita e a pedir mais…embora para outro dia.

Esta iniciativa integrou-se nas comemorações dos 17 Anos da Freguesia de Vila Franca da Beira.

A Junta de Freguesia expressa o seu agradecimento a todas e a todos os(as) participantes e, muito em especial, agradece a Diane Gazeau Frade e ao Dr. Francisco Antunes a inestimável colaboração.

À equipa dos “Jovens em Grupo” de Vila Franca da Beira, deixa desde já o desafio de se organizar uma próxima iniciativa, deste ou de outro tipo.

Maio de 2005

A Junta de Freguesia


VILA FRANCA DA BEIRA - HOMENAGEIA BENEMÉRITOS

No passado Sábado, 21 de Maio, 2005, a população de Vila Franca da Beira homenageou dois Beneméritos da Freguesia, o Sr. António dos Santos Lopes e o Sr. Manuel Escada Almeida. A principal cerimónia, chamemos-lhe assim, decorreu no ambiente de um Jantar / Convívio no salão grande da Sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, UDV. Na presença de cento e cinquenta convivas, e já depois do jantar, houve então oportunidade para a evocação dos Homenageados e da sua especial contribuição para várias obras de interesse público realizadas nos últimos vinte anos. Na circunstância, os representantes da UDV, da Junta de Freguesia, da Comissão de Melhoramentos e da Comissão da Capela – entidades que promoveram a homenagem – usaram da palavra para enaltecer a generosidade dos Beneméritos e para se congratularem com a festa que ali decorria, naqueles momentos. Tal como a propósito se disse:- “ é uma homenagem merecida a dois homens que gostam de Vila Franca da Beira e das suas gentes, a dois homens cujos contributos significativos possibilitaram a realização de obras de interesse público e que muito contribuem para que se viva melhor na Povoação. E porque os Vilafranquenses não são ingratos, assim entenderam expressar o seu obrigado a António dos Santos Lopes e a Manuel Escada Almeida, naquela homenagem simples mas muito sentida”.

António dos Santos Lopes e a Engª Alzira Frade – esta em representação de seu tio, Manuel Escada Almeida que não pôde estar presente mas que enviou mensagem escrita – também expressaram agradecimentos pela Homenagem e, despretensiosamente e cada um no seu estilo pessoal, reiteraram o seu gosto e a sua disponibilidade em continuarem a colaborar para o engrandecimento de Vila Franca da Beira.

No final, em pleno Palco (renovado) do salão grande da Sede da UDV, as entidades promotoras da Homenagem, como recordação daquele acto, fizeram entrega de duas “salvas” em prata aos Homenageados, acompanhadas de ramos de flores e de dois “Queijos da Serra de Estrela” produzidos na Freguesia e já certificados com “selo” (holograma) de garantia de qualidade.

Foi, sem dúvida, uma Homenagem merecida e um bom convívio !

A iniciativa integrava-se, ainda, nas comemorações dos 17 Anos da Freguesia de Vila Franca da Beira.

A Organização da Homenagem

Sem comentários: