10 de dezembro de 2005

Outubro de 2004

outubro 11, 2004

XIV TORNEIO IBÉRICO DE FUTEBOL - VETERANOS - A Reportagem

XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL – VETERANOS ou “ Convívio Futebolístico – Gastronómico – Cultural ” 25 SETEMBRO – 2004


No Campo das Carvalhas - e na Sede Social da U D V -

Em VILA FRANCA DA BEIRA

Este ano participaram as equipas de Futebol – Veteranos, de:


“Velhas Glórias” do Sporting Clube de Portugal;
Um misto de Salamanca e Ciudad Rodrigo;
Núcleo de Veteranos da U D V…
Este “ XIV Torneio Ibérico ” disputou-se sob a forma de um “triangular”, aliás como em outras edições. Portanto, cada equipa joga dois encontros com 45 minutos ( ou menos) cada um.

Resultados:

Núcleo da UDV - 0 - “Velhas Glórias” do Sporting - 1
Misto, Salamanca / Ciudad Rodrigo – 0 -- Núcleo da UDV - 1
“Velhas Glórias”, Sporting – 2 -- Misto, Salamanca / Ciudad Rodrigo- 0

As “Velhas Glórias” do Sporting, aliás como era de esperar, venceram justamente (e “não deram mais” porque não quiseram…).

De qualquer forma, boa réplica do Núcleo de Veteranos da UDV que se apresentou com 20 elementos! Até parecia uma “selecção regional ”! Por isso, o “problema” são as constantes substituições que “quebram o ritmo” (…) no dizer de alguns “treinadores”, e irritam os atletas que, apesar das respeitáveis barrigas, ainda “pensam” que jogam mais do que, vamos lá, uns 10 minutos seguidos… O “Núcleo” estreou um novo equipamento, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital.

Terminadas as “correrias”, duches tomados, toda a gente se dirigiu para a Sede Social da União onde já esperava notável repasto. Mais uma vez, honras para a carne de porco caseiro – por acaso de porca – criada durante 11 meses com alimentos naturais.. O animal foi morto na véspera – em matança tradicional – e desmanchado na “loja” da casa de um dos habituais convivas. Aí estivera pendurado, toda a noite, para escorrer melhor. O Simões - que doravante passa a usar o título de “cirurgião” de porcos - tratara do assunto com a reconhecida competência. Aliás, bem “assistido” por aprimorada equipa que se manteve em acção, durante o dia 25, a preparar ( e a degustar ) a “comezaina”...

Então, mesas postas que depressa ficaram repletas com os 120 convivas. Com particular destaque para os “atletas” das três equipas. Mas, também, para os convidados e outros aderentes à iniciativa.

Torresmos, como habitualmente cozidos em vinho. Batata cozida. Arroz do “osso da suã ”, especialidade “verdadeiramente especial ”, como se reconhece. Fêveras vindas directamente de assar no enorme braseiro aceso no exterior da Sede. Com broa (de milho) e pão de trigo. Frutas e doces, caseiros. Queijo da Serra. Aguardente de pêra. Vinho “dão” ( bom…) da Adega da Cordinha. Toca a comer, a beber e a repetir… Muitos copos depois, os discursos, os agradecimentos, as lembranças e as “juras” fervorosas… A entrega dos troféus:- a Taça “Câmara Municipal Oliveira do Hospital” – a taça “Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira” – a taça da empresa ( do Pinto) “Dizifaz”.

De seguida, passagem para o novo BAR da Sede. Café, e outra vez aguardente de pêra e outros “digestivos”. Muitos são os mini-grupos que se entretêm à conversa. Por falha da organização, desta vez não houve oportunidade para a parte mais cultural, digamos assim. Apesar de lá estarem o Murça e o Abrunheira. Foi pena !Seja como for, um dia e parte da noite muito intensamente convividos. E, agora, até para o ano. Até ao “XV Torneio Ibérico em Futebol-Veteranos”.

Jano

--------------------------------------------------------------------------------

XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL – VETERANOS -

Recorte do Jornal do Sporting Clube de Portugal - 30/09/2004



Veteranos vencem XIV Torneiro Ibérico
A equipa de futebol de veteranos do Sporting venceu o XIV Torneio Ibérico da UDV, em Vila Franca da Beira, em jogos a contar para a celebração do 70º. aniversário do clube local.

Alinharam pelo Sporting os seguintes jogadores: Massas, Ferrinho, Pita, Leal, Fausto, Virgílio, Freire, Craveiro, Perides, João Luís e Edel. Jogaram ainda: João Almeida, Baptista, Cambraia, Rui Pedro, Loureiro, Paulo Ferreira e Mergulhão.

Frente à equipa da UDV, os "leões" venceram, por 1-0, com golo apontado por Virgílio, aos 21 minutos. Frente a uma equipa mista com jogadores de Salamanca e da Cidade Rodrigo, os sportinguistas venceram, por 2-0, com golos marcados por Rui Pedro, aos 19 minutos e Edel, aos 38 minutos

--------------------------------------------------------------------------------

XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL - VETERANOS

Esta foi a informação fornecida à COMUNICAÇÃO SOCIAL:

XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL - VETERANOS

SÁBADO, 25 DE SETEMBRO DE 2004 - 16 HORAS

No Campo das Carvalhas - VILA FRANCA DA BEIRA - Oliveira do Hospital

No próximo Sábado, 25 de Setembro, a partir das 16.00 horas, vai decorrer, em Vila Franca da Beira (Oliveira do Hospital), o

XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL - VETERANOS

organizado pelo Núcleo de Veteranos da UDV, União Desportiva e Tuna Vilafranquense

Trata-se de um já tradicional "triangular" em Futebol - equipas de "veteranos". Desta vez participam as equipas:

"Velhas Glórias" do Sporting Clube de Portugal

Um misto de Salamanca e Ciudad Rodrigo

O Núcleo de Veteranos da UDV

Após os três encontros ( 45 minutos cada) do "XIV TORNEIO IBÉRICO", no Campo das Carvalhas, seguir-se-á, na Sede Social da UDV, um convívio gastronómico e cultural à base de comida e bebida tradicionais e com os "espontâneos" a animarem a festa.

A realização do XIV TORNEIO IBÉRICO EM FUTEBOL - VETERANOS conta com os seguintes apoios:


Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
União Desportiva e Tuna Vilafranquense - UDV
Grupo CIMA
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital
Empresa DIZIFAZ

-----------------------------------------------------------------------------

outubro 10, 2004

IX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS VILAS FRANCAS DA EUROPA

Vila Franca da Beira esteve representada com "Tendas" de produtos locais, artesanato incluído, na Feira Medieval de Trancoso ( 31 Julho e 1 de Agosto) e no convívio com a população de Vila Franca das Naves ( 1 de Agosto à noite).

Estas iniciativas da Freguesia de Vila Franca da Beira integraram-se no IX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS VILAS FRANCAS DA EUROPA.

--------------------------------------------------------------------------------

Partida de Futebol / Veteranos

11 de Setembro de 2004

Uma partida de futebol entre Veteranos da UDV e um Misto de Salamanca e de Ciudad Rodrigo, realizou-se nesta data, em Salamanca


O resultado ficou em 5-2, favorável aos Espanhóis.

--------------------------------------------------------------------------------


Futebol entre Veteranos - UDV e Casa do Pessoal do IPO -

CoimbraEm 26 de Junho de 2004

As equipas de Futebol de Veteranos da UDV e da Casa do Pessoal do IPO de Coimbra, disputaram uma partida de futebol no Estádio Universitário de Coimbra, em 26 de Junho de 2004.
Venceu o Núcleo de Veteranos da UDV.


Durante as ansiadas "Terceiras partes" dos convívios entre Veteranos, o representante do Núcleo de Veteranos da UDV, no caso o António Simões, acaba de receber o troféu das mãos do representante da Casa do Pessoal do IPO-Coimbra, o amigo Valdemar.

Coimbra, 26 de Junho de 2004
--------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: