10 de dezembro de 2005

Setembro de 2004

setembro 02, 2004

IX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DAS VILAS FRANCAS DA EUROPA

Na sequência da candidatura nacional - através da Junta de Freguesia de Vila Franca das Naves e da Associação das Vilas Francas de Portugal -- apresentada em Maio de 2003, em Friburg ( Alemanha, da parte da ex-RDA ), a Associação das Vilas Francas da Europa veio realizar o seu " IX Encontro " a Portugal, neste ano de 2004, dias 29, 30 e 31 de Julho e 1 de Agosto.
De salientar que o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira também é, simultaneamente, Presidente da Associação das Vilas Francas de Portugal e da Associação das Vilas Francas da Europa.

A Associação das Vilas Francas de Portugal tem sete " Vilas Francas" - que são freguesias - e a Associação das Vilas Francas da Europa tem já 52 "Vilas Francas", em nove países europeus, para um total de oito milhões de habitantes.

Programa do "IX Encontro":

A recepção aos visitantes centrou-se no Porto, a partir de 28 de Julho; Dia 29 de Julho houve um encontro com a Comunicação Social em Ponte do Lima e uma (curta) passagem por Vila Franca do Lima. A pernoita de 29 para 30 de Julho foi já em Vila Franca das Naves; Dia 30 foi dedicado ao concelho de Oliveira do Hospital e a Vila Franca da Beira Programa:Manhã ( dia 30 de Julho ):

Visita à Metalúrgica das Beiras --- fábrica semi-artesanal, ou semi-industrial, de Cobres tradicionais, na Catraia de S. Paio (perto de Oliveira do Hospital):
Visita à INFINITUM - fábrica de Confecções (homem), em Oliveira do Hospital;
Almoço na Vale do Alva
Tarde: Recepção na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital;
Visita ao Museu da Fundação Cabral Metello ( Oliveira do Hospital);
Visita, com "Porto de Honra", ao Solar dos Viscondes de Ervedal da Beira;
Jantar-Convívio com a População de Vila Franca da Beira

Com a visita à unidade semi-industrial dos Cobres Tradicionais e à fábrica de Confecções, pretendeu-se dar a conhecer aos Visitantes algumas das realidades económicas (indústrias) mais características do Concelho.

Localizar o Almoço no Vale do Alva, permitiu apreciar-se, para além da gastronomia, dos principais recursos ambientais e paisagísticos (turísticos) de toda a região.

A recepção na Câmara Municipal proporcionou o contacto institucional com a Autarquia mais representativa e com o renovado edifício dos Paços do Concelho.

A visita ao Museu Cabral Metello o contacto com a património histórico ( embora ainda recente). A visita ao Solar dos Viscondes de Ervedal da Beira para apreciar um bom "Porto" (não-comercial...) e para ver, e apreciar também, este belo Solar Beirão onde há um excelente espaço de "Turismo de Habitação".

Jantar-Convívio em Vila Franca da Beira -

E, a partir das 20 horas, lugar então ao Jantar-Convívio com a População de Vila Franca da Beira e com numerosos Convidados de povoações vizinhas.

Entrada franca... Cerca de 300 convivas, de entre os quais os 70 Vilafranquenses da Europa. Mesas corridas, postas debaixo das formidáveis Carvalhas ancestrais do Campo de Futebol que, muito provavelmente, nunca viram tanta gente junta, a comer e a conviver, ao mesmo tempo !...
Honras para a gastronomia tradicional, embora já com algumas "variantes" mais modernas. Neste caso, estão os dois Porcos "no espeto". Trata-se de uma "modalidade" de assar ( quase grelhar) os porcos e que está a ser praticada de alguns (poucos) anos a esta parte. O corpo do bicho, depois de limpo, vai a assar, sobre o brasiol, convenientemente embebido em molhos "especiais" e trespassado por um espeto que vai rodando, rodando... Devido ao elevado número de convivas, houve alguma demora a servir a carne dos Porcos, o que fez "segregar" alguma impaciência... Paciência...

A acompanhar, um espectacular arroz com feijão, suculento. Só por si, valia a pena ! Dois borregos assados no forno. Uma iguaria ! Broa e outro pão, caseiros, quase vindos directamente do forno para a mesa. Frutas. Queijo da Serra. Doçaria caseira. Vinho Dão , bom vinho (quase treze graus...), da Adega Cooperativa da Cordinha ( sediada no Ervedal). Licores e Aguardentes tradicionais. Música tocada ao vivo, a "temperar" o ambiente.

Para além do puro prazer gastronómico, o ambiente era de facto muito aprazível. Sobretudo à medida que a comida era degustada, que a bebida crescia e que a música se diluía... As gentes, os Vilafranquenses e Amigos, em boa paz, conviviam.

Apesar de alguns contratempos verificados, o consenso era grande. Foi um grande jantar num grande convívio. Foi "aquela" festança ! Viva a Vida ! A Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira e a Associação das Vilas Francas de Portugal agradecem publicamente a todas as entidades e a todas as pessoas que, de uma ou de outra forma, tornaram possível realizar esta iniciativa com êxito.

Espera-se que o futuro proporcione novos contactos, novas iniciativas. Entre escolas, entre agentes económicos, entre associações locais/regionais, entre Pessoas. De forma franca. À Vilafranquense !

Dia 31 de Julho, em Vila Franca das Naves, houve a Assembleia Geral (anual) da Associação das Vilas Francas da Europa e a apresentação "formal" do primeiro produto "recomendado" pela Associação das Vilas Francas de Portugal e que são Vinhos da Adega Cooperativa de Vila Franca das Naves. À noite, participou-se num "Jantar Medieval" no âmbito da Feira Medieval de Trancoso;

Dia 1 de Agosto, foi dedicado a uma visita a Vila Franca da Serra (Gouveia) - onde foi apresentado outro produto - Queijo da Serra de um pastor/produtor local - "recomendado" pela Associação das Vilas Francas de Portugal, e a uma visita a Vila Franca do Deão (Guarda). O dia culminou com um jantar-convívio com a População de Vila Franca das Naves.

Portanto programa diversificado. Vila Franca de Xira e Vila Franca do Rosário (Mafra) digamos que ficaram de fora das visitas, dada a distância a que estão de Vila Franca das Naves (Trancoso) e também porque, em anos anteriores, já lá tinham sido realizados outros Encontros no âmbito da Associação das Vilas Francas da Europa.

Para além das visitas e dos convívios -- aliás muito legítimos -- que este tipo de Encontros sempre proporciona a quem neles participa, a Associação das Vilas Francas de Portugal, e cada uma das Vilas Francas Portuguesas, também lhes pretendem dar outros conteúdos e perspectivar outros desenvolvimentos. Por exemplo, a promoção de contactos e intercâmbios entre Escolas, entre Associações e Colectividades locais, entre agentes económicos, entre cidadãos. E sem que, uns ou outros, estejam "à espera" que as Associações das Vilas Francas os "levem ao colo" ou lhes "façam a papinha toda"... As modernas comunicações electrónicas vão facilitar tais contactos e de forma até informal.

O programa deste IX Encontro teve permanentemente presente esse objectivo muito específico que, aliás, é apanágio da "presidência portuguesa" da Associação das Vilas Francas da Europa.
Neste "IX Encontro da Associação das Vilas Francas da Europa" participaram representantes de 31 Vilas Francas (portuguesas incluídas) o que se pode considerar razoável.

A Assembleia Geral reunida dia 31 de Julho, em Vila Francas das Naves, entre outras decisões, aprovou a criação, para Vila Franca de Xira, da "Casa das Vilas Francas da Europa" !

O próximo encontro, o "X Encontro", vai ser em Vila Franca Lunigiana, em Itália, no próximo ano e em data a confirmar. Para 2006, já se sabe também, o " XI Encontro" vai ser em Vilafranca de los Barros, em Espanha , região de Badajoz . Se alguma Vilafranquense se dispuser a ir a qualquer destes Encontros, é só começar a preparar-se...

Como quase sempre acontece, também há problemas internos a resolver e outras dificuldades a enfrentar. Desde logo, para se conseguir capacidade de ter na devida conta, e respeitar, as óbvias diferenças que há entre as várias Vilas Francas, seja em Portugal seja na Europa toda. Entretanto, há que caminhar, caminhando ! Trata-se, agora, de consolidar os projectos comuns já lançados e de definir outros mais.

Com natural satisfação, as Vilas Francas de Portugal podem afirmar ter conseguido promover o "IX Encontro da Associação das Vilas Francas da Europa" de forma muito digna e agradável também.

Pel' A Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira
João Dinis, Jano


--------------------------------------------------------------------------------


"Rambóia do Javali"

Assim, foi o Comunicado, à População sobre a realização da "Rambóia do Javali", realizada em 21 de Agosto de 2004, em Vila Franca da Beira

Comunicado
Aos Mui Nobres, Leais e Arrojados Cidadãos, que deram brado pela superfície da Terra, do Mar e do Ar, desde os Tempos idos e longínquos até aos actuais, da Real República Livre, Soberana e Independente, do Concelho e da Cidade de Vila Franca da Beira, Capital da Península Ibérica, da Europa, do Mundo e do Universo, anunciamos que a
Rambóia do Javali
no Estádio das Carvalhas

no Sábado, 21 de Agosto de 2004 Iniciar-se-á

Às 19 H 30
Gratos pela pontualidade, SFF !!!
Para os Cidadãos e Cidadãs, já previamente inscritos, cuja participação às Despesas Gerais será de 10 €.
Os lucros revertem para o Tesouro do Clube.
A Comissão Parlamentar Organizadora do Evento.

Com a devida vénia, transcrevemos uma notícia publicada no "Diário de Coimbra", sobre a "Rambóia do Javali" em Vila Franca da Beira

A expressão é típica da zona. Os foliões juntam-se, ao ritmo dos mais folgazões, e a "rambóia" acontece. Ingredientes obrigatórios são, naturalmente, uma mesa recheada. A animação vem se seguida, sem se fazer rogada. E foi isso mesmo que aconteceu, no último fim-de-semana, em Vila Franca da Beira, concelho de Oliveira do Hospital. Com um número significativo de "filhos" de regresso, pois é tempo de férias eles vêm, dos mais variados locais, dentro e fora do país, fez-se a festa, no "Estádio das Carvalhas". Chanfana, torresmos e febras, acompanhados pelas imprescindíveis batatas, salada e vinho da terra, sem esquecer o pão e a broa, cozidos a preceito por quem sabe, encheram a mesa e o apetite dos cerca de cem comensais, «mui nobres, leais e arrojados cidadãos, livres e de bons costumes». Depois da fruta e da sobremesa, tempo para um "pezinho" de dança e para "pôr a conversa em dia". O lucro da "rambóia", num total de 470 euros vai ser entregue, como donativo, ao Clube da terra

--------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: