15 de maio de 2006

NOTÍCIAS DA MINHA TERRA - por Sérgio "Abelhão"

No passado dia 17 de Fevereiro, a nossa freguesia esteve representada, através de um elemento da sua Assembleia, no 10º Congresso Nacional de Freguesias promovido pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias. Durante dois dias foram debatidos os principais problemas com que se deparam estas autarquias.




A 11 de Março, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, realizou-se a XV Feira do Queijo da Serra da Estrela, Mel e Enchidos, que como habitualmente, não poderia deixar de contar a presença de alguns produtores Vilafranquenses deste manjar serrano. Como é reconhecido, Vila Franca da Beira foi e será terra de bom queijo e portanto aqui deixo os parabéns ao António (Família Venâncio) e ao João e Paula (Família Canhoto) que lá estiveram presentes e continuam a honrar os pergaminhos de Vila Franca.



No sábado, 15 de Abril, um grupo de Vilafranquenses (o número variou entre 10 e 15) percorreu as principais calçadas da nossa terra anunciando alegremente as Aleluias até cerca das 04 horas da madrugada. Como a noite ainda estava um pouco fria, foi necessário aqui e ali ir aquecendo as cordas vocais com líquidos mais ou menos espirituosos e, já que disso faziam questão alguns visitados, empurrando os ditos espirituosos com algumas iguarias que foram postas à disposição.




No Domingo de Páscoa, respeitando a tradição houve a Visita Pascal.



Quando vierem a Vila Franca da Beira, disponham de algum tempo para percorrer a Rota das Fontes, Lavadouros e Espaços Verdes Tradicionais e assim verem as obras de recuperação inerentes que, embora ainda não completamente finalizadas, já dão uma imagem daquilo que pode ser feito noutros cantos do nosso querido torrão natal.




Para terminar, deixo aqui mais três belos pormenores de Vila Franca com a certeza de que muitos outros ainda estão cá, prontos a serem descobertos.




Antes ainda de terminar, de referir que a 29 de Abril, promovido pela Escola Básica Integrada da Cordinha e organizado pela Comissão de Alunos, realizou-se no salão de festas da União, o Baile de Alunos Finalistas da referida escola, aonde preparam o seu futuro jovens Vilafranquenses. Três notas muito breves sobre este evento. Primeira para o nível de empenhamento dos alunos e da sua orientadora Prof.ª Anabela Costa, Parabéns. Segunda para a presença elevada de ex-alunos, que assim conviveram com antigos colegas de carteira. Terceira e última para referir que os lucros servirão para financiar um Acampamento de Alunos Finalistas que decorrerá durante uma semana na Zona de Serpins.





2006-04-30

Sérgio Correia "Abelhão"

Sem comentários: