26 de março de 2007

Alteração ao traçado de estradas - Junta de Freguesia

JUNTA DE FREGUESIA DE VILA FRANCA DA BEIRA


Exmº Senhor,

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital


Assunto:- as alterações a introduzir no traçado da EN – 231 – 2, nomeadamente: a “rotunda ainda dentro desta Freguesia, as “plataformas/passadeiras elevadas” nos dois cruzamentos principais da Estrada Nova ( EN 231 – 2) dentro da Povoação e a correcção da confluência da “Estrada Velha”.

Perante as notícias vindas a público segundo as quais a Câmara Municipal já aprovou e pôs a concurso o projecto de rectificação do traçado da EN 231 – 2 dentro desta Freguesia, vimos expor :

-- Em primeiro lugar, cabe-nos o direito e o dever de manifestar estranheza perante o comportamento da Câmara que não se dignou a consultar previamente esta Freguesia sobre o projecto das alterações em causa. Nem sequer se dignou a informar correctamente a Freguesia de que ia lançar o mesmo projecto a concurso público. Que se passa pois ?
-- Acresce que, ao longo dos últimos anos, incontornavelmente, muito se deve a esta Freguesia, à sua População e aos seus Autarcas, naquilo que toca à permanente reclamação das alterações em causa. Também por isso, e porque de facto a Câmara não ignora que temos propostas concretas sobre essas mesmas alterações, seria de esperar que fôssemos previamente ouvidos nesta matéria. Pelos vistos, não é essa a “sensibilidade” da Câmara Municipal e, em especial, do Senhor Presidente, que, aliás, ainda não quis marcar uma reunião de trabalho com a Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira para dialogar sobre esta e outras matérias. Convenhamos que não são formas democráticas de relacionamento institucional entre as Autarquias e, por parte de um dos lados, ferem já os preceitos do respeito mútuo entre Autarcas democraticamente eleitos. Registe-se, portanto, o nosso desagrado.
-- Entretanto, voltamos a referir que é indispensável corrigir a confluência da “Estrada Velha” com a EN 231 – 2 de forma a evitar acidentes como aqueles que, aí, já vitimaram três pessoas e deixaram sequelas graves em outras duas.

Com os melhores cumprimentos.
Vila Franca da Beira, 21 de Março de 2007

Pel´ A Junta de Freguesia

O Presidente

( João Dinis )

Nota:- anexa-se posição da Assembleia de Freguesia, comunicada na devida altura.

Sem comentários: