13 de novembro de 2007

JUNTA DE FREGUESIA DE VILA FRANCA DA BEIRA


BOLETIM DE INFORMAÇÃO - Novembro - 2007


PARQUE MERENDEIRO NA MATA ATRÁS DA ESCOLA

Depois de vários anos de espera, está finalmente a ser concluído o Parque Merendeiro, na Mata atrás da Escola.

É uma obra da Câmara e custa 52 mil Euros.
De uma forma ou de outra, colaboraram a Junta de Freguesia, a “Comissão de Melhoramentos” e Eng.ª Alzira Frade.

Depois de concluída a obra, espera-se que este agradável e equipado espaço, na Mata, possa servir bem a População e, especialmente até, as crianças da Escola.

ESTRADA NOVA VAI SER ARRANJADA PARA O ANO

E também já não será sem tempo…
Mas considerando que está para ser adjudicada, pela Câmara, a obra de recuperação de toda a estrada desde Oliveira até Felgueira Velha, é pois natural que a “nossa” Estrada Nova também seja melhorada durante o próximo ano de 2008.

É uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal e com um custo total previsto superior a 2 milhões de Euros.

Prevê-se a instalação de uma Rotunda mais ou menos na zona onde agora vem dar a estrada que vem de dentro do Ervedal. E nos dois cruzamentos principais dentro de Vila Franca, vão ser instaladas umas passadeiras elevadas. Ao mesmo tempo deverá ser pavimentada a Estrada Velha, com tapete betuminoso.

A nossa Freguesia também tem proposto à Câmara que sejam cobertas as duas valetas da Estrada Nova, dentro da Povoação e no espaço entre os dois Semáforos.

É NECESSÁRIO UM NOVO RESERVATÓRIO DA ÁGUA PÚBLICA

O “Depósito das Águas”, que está no cimo do Outeiro de Santa Margarida, já tem mais de 30 anos e está bastante estragado, para além de ser pequeno face ao consumo de água.

É suposto que, para o próximo ano, já venha água da Serra, da barragem da Senhora do Desterro, para abastecer a Rede Pública. Porém, essa água vai ficar bastante mais cara do que a água que agora temos do furo artesiano feito cá, pela Câmara, no final de 2005.

Quer dizer, hoje, Vila Franca da Beira não precisaria da água da Senhora do Desterro. Mas como o nosso Município entregou a exploração da Água da Rede Pública à Empresa “Águas do Zêzere e Côa”, agora, temos que “gramar” com água mais cara embora sem necessidade porque o furo artesiano tem-nos abastecido.

Nestas condições, tanto mais se justifica a construção de um novo Reservatório - maior e um pouco mais alto que o actual - para termos água com mais pressão na Rede.

A Freguesia está a colocar esta justa pretensão à Câmara. Espera-se que a Câmara corresponda, aliás como lhe compete.

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO ANEXO À ESCOLA

A Freguesia considera de grande relevância a consolidação como “Centro Escolar”, no âmbito do Agrupamento da Cordinha, da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e da escola Pré-Primária que servem Vila Franca da Beira e Aldeia Formosa.

Como é sabido, também se considera muito importante a construção de um edifício anexo a estas duas Escolas. Edifício que, entre outras funções, sirva de Cantina e para suporte a certas Actividades Culturais e de Educação Física.

Portanto, esse Edifício anexo à Escola é uma obra do maior interesse para Vila Franca da Beira e para Aldeia Formosa.

Espera-se que Câmara Municipal e Ministério da Educação entendam e respeitem os nossos direitos muito legítimos. Mas muito convém que a População da Freguesia tome iniciativas de sensibilização quer da Câmara quer do Ministério da Educação.

ARRANJO DE CAMINHOS FLORESTAIS E AGRÍCOLAS

Durante o Verão, foi feito um grande arranjo nos principais caminhos agro-florestais, em metade da nossa Freguesia ( e também nas Freguesias vizinhas).

Entre outros, foram bastante melhorados os caminhos da Porta-Presa – Algar e do Vale – Lapa do Ribeiro.

Foi uma intervenção coordenada pelos Serviços Municipais e pelos Bombeiros e acompanhada pela Junta de Freguesia.

Já foram gastos mais de 16 mil Euros, dos quais 10 mil atribuídos pela Câmara Municipal para o efeito.

Presentemente, ainda falta fazer mais algumas melhorias que também dependem da Câmara Municipal.

A Junta de Freguesia, ao mesmo tempo que assinala os apoios já atribuídos pela Câmara Municipal, agradece a grande colaboração prestada por muitos proprietários.

Salienta também que esta intervenção nos caminhos agro-florestais permite melhores e mais rápidos acessos a várias zonas, sobretudo até em casos de emergência por eventuais incêndios.

Espera-se que, para o ano, se possa continuar no arranjo de mais caminhos, em especial na outra parte da Freguesia.


CANDIDATURAS A MAIS ELECTRIFICAÇÕES RURAIS

A Junta de Freguesia está a dinamizar a elaboração e apresentação, junto do Ministério da Agricultura, de duas candidaturas a projectos de “Electrificações Rurais”, aliás à semelhança daquilo que já antes se fez.

Os Proprietários confinantes estão a ser contactados e aqui se apela para que colaborem.

A seguir, espera-se que o Ministério da Agricultura aprove e mande executar as Electrificações Rurais em causa.



NOVOS CALCETAMENTOS

A Freguesia está a propor à Câmara Municipal o calcetamento das ruas (por calcetar) que passam junto ao Largo do Rossio. Trata-se da rua Manuel Augusto da Silva, da rua Dr. Francisco Antunes e da rua Dr. António Marques Antunes, esta última até à Estrada Velha.

Como se pode ver, está a “desfazer-se” o pavimento destas ruas alcatroadas há já uns 25 anos…

Porém, para lá da vasta área que estas ruas têm para calcetar, há o problema das condutas subterrâneas da Água da Rede também elas em mau estado – entre outros problemas -- uma vez que foram colocadas (enterradas) há mais de 25 anos.

Ou seja, não convém avançar-se para novos calcetamentos sem que, primeiro, sejam substituídas essas condutas da água e as ligações para as casas.

Portanto, uma e outra destas obras – a substituição das condutas da água e os novos calcetamentos destas ruas – dependem da Câmara Municipal.

Todavia, a Junta de Freguesia está a propor à Câmara a celebração de um “protocolo” com o objectivo de ser a Junta de Freguesia a enquadrar os novos calcetamentos.

Espera-se que a Câmara concorde, e rapidamente assuma aquilo que muito lhe compete fazer. E que assim apoie decisivamente a Junta de Freguesia e a População de Vila Franca da Beira também nestas obras muito necessárias.


OUTROS CALCETAMENTOS

Dentro em breve vão ser calcetadas ( para já a expensas da Freguesia) algumas pequenas ruas e também o Pátio das Ameixoeiras.

Ainda assim, tem significado a área total a calcetar uma vez que se aproxima muito dos mil metros quadrados.

(Boletim de Informação da Junta de Freguesia de Vila Franca da Beira - Novembro de 2007)


Sem comentários: