23 de dezembro de 2015

O Cepo de Natal e Ano Novo em Vila Franca da Beira


Já arde (!) o Cepo de Natal e Ano Novo, no Largo da Capela em Vila Franca da Beira.
 
A tradição revive-se, em Vila Franca da Beira. Sim, já arde (22 Dezembro) o Cepo, no Largo da Capela! E, em princípio, vai continuar a arder, dias a fora, noites a dentro. Se possível, até ao Dia de Reis, a 6 de Janeiro.
 
 
Para já, temos uma bela rima de bons Cepos, que até parece uma nave espacial. Alguns são Cepos prenhes de rezina de pinheiro que arde bem. Mas também há Cepos de eucalipto e até de castanheiro. Todos eles acabadinhos de chegar em atrelado de tractor "voluntário". São colocados uns em cima dos outros, com as labaredas da fogueira, logo ateada, a saltitarem por baixo...e por dentro...e a treparem por umas brechas laterais.. e a aquecerem o ambiente que treme com algum frio nocturno... a iluminarem os olhos, e a alma, de quem passa e por vezes ali pára, no Largo da Capela.
 
É o renovado Cepo de Natal e Ano Novo - 2015 - 2016 - a remeter a gente para o convívio...para o sabor apetitoso de uma boa chouriça a chiar naquelas brasas que já se formam, solícitas... Ah ! E a pedir uma boa pinga, a regar...
 
 
 
E o Cepo tem este ano a companhia do Presépio "armado" no pequeno palco do Largo da Capela. Ali se casam muito bem o sagrado e o profano. A tradição e um mais actualizado pulsar da imaginação. Amanhã, no futuro já próximo, esta nossa imaginação será tradição por sua vez. E, logo aí, sempre virá quem prove e inove. Agora, apenas se poderá recomendar que, pelo menos, os vindouros mantenham sabores e *saberes que, hoje, nos dão tanto gozo ! E que os saibam apreciar amplamente...com outros mais que entretanto se "inventem" !
 
 
Viva o Cepo de Natal e Ano Novo, em Vila Franca da Beira !
 
João Dinis, Jano

Sem comentários: